• Ano2018/2019
  • LocalizaçãoVila do Conde, Portugal
  • Área114 m2
  • ClientePrivado
  • FotógrafoJosé Fangueiro

A proposta prevê a reabilitação de uma moradia unifamiliar geminada em Árvore. Uma típica casa de férias dos anos 50 da zona costeira de Vila do Conde, com áreas pequenas, pouco iluminadas e repletas de memórias de verões passados. 

Embora com um programa reduzido – cozinha, espaço de refeições e lazer, instalação sanitária de serviço e duas suites –, o volume existente não era capaz de albergá-lo. Assim, foi necessário aumentar a casa para nascente para incorporar as duas suites. Demolimos todo o interior da habitação existente e invertemos a orientação do programa – área de quartos a nascente para maior privacidade da rua, e a zona social a poente, para desfrutar da luz do pôr do sol. 

No volume existente, optámos por utilizar o pé direito total disponível e replicámos a inclinação do telhado no interior, com um inesperado jogo de sancas e iluminação. Um grande apainelado de carvalho serve de fundo à área social e oculta o acesso à área privada. Mas o destaque neste espaço vai para o grande móvel amarelo, estrategicamente posicionado para funcionar como biombo e criar uma pequena zona de chegada.

A casa vive agora com uma dinâmica distinta, pronta para escrever novas memórias.