• Ano2018
  • LocalizaçãoPorto, Portugal
  • Área316 m2
  • ClientePrivado
  • FotógrafoJoão Morgado

A proposta para esta moradia contemplou a manutenção do espaço comercial no piso térreo e a adaptação dos pisos superiores num apartamento T3, com serventia das águas furtadas, garagem e terraço.

A moradia já tinha passado por diversas gerações que foram deixando a sua marca. O acto de habitar faz com que o espaço se vá moldando aos seus moradores, às suas vidas e necessidades. Assim, este tipo de intervenção tem sempre como primeiro passo a subtração de elementos estranhos – neste caso, um pavimento flutuante que ocultava o imponente soalho de pinho com tábuas de escala impactante.

Foi prioritário devolver à casa elementos que outrora já ali haviam estado presentes, tão característicos da tipologia arquitectónica dos edifícios de habitação portuense. O mosaico hidráulico foi reposto com uma nova linguagem e o grande vitral foi intervencionado, iluminando agora toda a caixa de escadas e servindo como elemento de destaque e valorização. Todas as mármores, madeiras e estuques foram recuperados, preservando ao máximo a imagem original da casa. 

De modo a criar uma grande zona de refeições e lazer dialogantes, foram parcialmente demolidas apenas duas paredes interiores na zona da cozinha e sala. Sem medos ou hesitações – estamos a escrever mais um capítulo na história desta casa.